Utilizem o Fórum do Ubuntu

Tudo que é novo sempre nos trás duvidas e o Linux hoje é novidade para um número muito grande de pessoas. E quem é novo no mundo Linux muito provavelmente não sabe como aproveitar das facilidades que o software livre tem a oferecer. Além da vasta documentação on-line nos dispomos de milhares de pessoas interessadas em nos ajudar, e essas pessoas formam uma grande rede de relacionamentos com um vasto conhecimento a disposição de qualquer pessoa que queira consultar, sendo praticamente impossível uma duvida persistir depois de consultá-lo.

Hoje indiscutivelmente o Ubuntu é uma das distribuições mais importantes no Brasil e no mundo, sendo que um dos trunfos dessa distribuição é seu material humano, seus colaboradores e sua comunidade.

E dentre os muitos fóruns Linux que dispomos atualmente no Brasil o fórum do Ubuntu é disparado um dos melhores, pois é indiscutivelmente um dos mais receptíveis com os leigos e os novos usuários. Também é um dos mais organizados e tem moderadores com vasto conhecimento e principalmente paciência com aqueles que estão começando.

Estou escrevendo esse post também por que eu percebi que muitos dos freqüentadores do meu blog me fazem perguntas recorrentes, sendo que as respostas estão disponíveis na documentação on-line e no fórum do Ubuntu. Também escrevo mostrando para os recém chegados do Windows que os usuários do Linux utilizam muito os fóruns, e neles conseguem sanar as suas duvidas e agregar conhecimento.

Logo abaixo vou tentar simular algumas perguntas, que eu imagino que um recém chegado ao mundo Linux pudesse fazer, desse modo podemos otimizar a leiteira se antecipando a possíveis duvidas.

Sou novo no mundo Linux, posso participar de um fórum?
Não só pode como deve. Em um fórum você vai iniciar sua rede de relacionamentos, conhecer novas pessoas, se interar e começar a aprender a utilizar o sistema.

Por eu ser iniciante e não saber nada será que eu vou ser bem aceito?
Essa é uma pergunta muito pertinente e bem colocada. Realmente em alguns fóruns Linux os leigos e iniciantes muito provavelmente não terão vez, e são elegantemente desprezados, pois são muito técnicos ou de distros classicamente usadas por geeks mais inteirados, que não estão dispostos a ensinar o básico e sim trocar experiências com outros usuários do mesmo nível. Mas isso não irá acontecer no fórum do Ubuntu que hoje é uma das melhores alternativas que os iniciantes têm para ingressar no mundo Linux. Lá os iniciantes são muito bem vindo tendo sua própria sessão no fórum e sendo muito bem recepcionado por todos os membros do fórum. Em que um fórum pode me ajudar?
Em praticamente tudo, nele você terá auxilio, poderá contar com a experiência de outras pessoas como também trocar suas experiências. Também vai ajudar e ser ajudado, além de dia após dia aprender um pouco mais sobre o Linux e o Ubuntu.

Quais as coisas que vou aprender!
Um pouco de tudo, sendo que a mais importante delas é aprender a ser solidário com o próximo. Resumindo, você vai aprender a compartilhar seu conhecimento com os outros participantes do fórum. Você vai notar que mesmo sabendo muito pouco, você poderá ajudar quem não sabe nada. E vai notar também que ajudando e ensinando outras pessoas, quem mais aprende é você.

Só posso participar do Fórum Ubuntu?
Não, pelo contrário! Nesse meu texto deixo claro da receptividade do fórum com os iniciantes, mais temos outros fóruns que vão te agregar muito conhecimento. O foco do meu blog é o Ubuntu, seus freqüentadores são utilizadores ou pretendem ser. Então é mais do que óbvio que eu as indiquem o fórum do Ubuntu como ponto de partida.

Depois já tendo certa intimidade com o mundo Linux, com o Ubuntu e com o hábito da utilização de um fórum o iniciante se sente mais seguro para dar outros passos em busca do conhecimento.

Pois bem, você que é iniciante e que está dando os seus primeiros passos com o Linux e como o Ubuntu, já está mais do que na hora de se inscrever no fórum do Ubuntu e começar a entender por que o Linux é a melhor opção.

Sinta-se convidado por toda comunidade e tenha certeza que a partir de hoje sua percepção com o software livre será diferente.

Acesse: http://ubuntuforum-pt.org/ e se cadastre ok.
Boa sorte, amigos. Espero que tenham gostado.
Um abraço a todos.

Créditos ao Fred (nq6)

0 comentários: (+add yours?)

Postar um comentário